Relatos de experiência do estágio supervisionado: contribuições na formação do professor do curso de licenciatura da computação e informática do IFPB EaD

Porpino, Jonas Nunes

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor do curso de Licenciatura da Computação e Informática, Campus Cajazeiras. A metodologia adotada está associada nos conhecimentos teóricos de autores que tem se debruçado sobre o assunto para a difusão dos conhecimentos, como: Pimenta (1995), Almeida (2000) e Valente (2016). Além das experiências in loco vivenciadas durante os estágios supervisionados I e III, que deram ênfase à relação teórica e a prática de ensino, como: observação no ensino fundamental (estágio supervisionado I) e de regência no ensino fundamental (estágio supervisionado III), os quais foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Integral e Técnica Engenheira Márcia Guedes da Cidade de Belém, Paraíba. Será apresentada, nesse breve período de acompanhamento, uma visão sobre o dia a dia em sala de aula no ensino regular. A escola em questão oferece ensino em tempo integral e técnico (Escola Cidadã). Ao acompanhar/observar as aulas do fundamental foi possível desenvolver algumas estratégias de ensino, surgindo daí a abordagem deste estágio, que consiste numa colaboração dos conhecimentos computacionais e da informática para completar o ensino regular em algumas matérias.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.