Um estudo sobre a gestão do conhecimento no âmbito do Instituto Federal Da Paraíba – Campus Guarabira

Xavier, Alice Aquino

Resumo

A Era do Conhecimento iniciou-se no século XIX, quando a Gestão do Conhecimento se tornou uma importante ferramenta de vantagem competitiva para qualquer empresa que precise saber como utilizar da melhor maneira possível o conhecimento inerente aos seus funcionários. Da mesma forma, as organizações públicas precisam fazer a Gestão do Conhecimento de seus colaboradores para entregar a sociedade serviços com maior eficiência, eficácia e qualidade. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo investigar a Gestão do Conhecimento no âmbito do Instituto Federal da Paraíba – Campus Guarabira. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo, através de um estudo na instituição, utilizando como instrumento para coleta de dados um questionário que foi aplicado a 70 servidores, sendo a análise dos dados por meio da estatística descritiva, a partir do software Excel da Microsoft. Os resultados da pesquisa das dimensões analisadas mostraram que a Gestão do Conhecimento no IFPB campus Guarabira, segundo a percepção dos servidores, está sendo colocadas em prática, com as sete dimensões do conhecimento propostas por Terra: Fatores Estratégicos e o Papel da Alta Administração, Cultura e Valores Organizacionais, Estrutura Organizacional, Administração de Recursos Humanos, Sistema de Informação, Mensuração de resultados e Aprendizagem e Aprendizagem com o Ambiente Externo, apresentando resultados positivos em quase todas as variáveis quando comparados os graus de concordância e discordância, porém também percebe-se a necessidade de melhoria em todas as variáveis, principalmente da dimensão Estrutura Organizacional, Administração de Recursos Humanos, Sistema de Informação e Mensuração de Resultados e Aprendizagem que apresentaram discordância parcial em algumas afirmativas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.