A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO SOB RELATOS DOS TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB
Gonçalves, Jaciara Jorge
Resumo
Por meio de relatos de Tradutores e Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa (TILSP), este trabalho tem como foco principal investigar o processo de inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino em uma escola do município de Guarabira/PB. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa - do tipo levantamento de campo. Para melhor compreensão da pesquisa, construiu-se um questionário que teve como público todos os profissionais TILSP que atuam na referida instituição. Os resultados apontam, a partir dos relatos dos TILSP, aspectos relacionados a sua experiência em que se destacam os conflitos existentes diante do atual cenário da educação dos surdos e do ambiente inclusivo no qual estão inseridos. Trata-se de profissionais que detêm, também, experiência na atuação profissional em outras instituições, possuindo formação específica e capacitação para atuar no exercício de suas atribuições. Esses profissionais deixam clara a insatisfação durante o trabalho de interpretação, já que, na maioria das vezes, são os que percebem as dificuldades dos alunos e buscam supri-las. Tais empecilhos não são percebidos pelos professores, pois não planejam suas atuações em parceria com os TILSP, gerando, portanto, maior responsabilidade na atuação dos TILSP. As atividades exigem estudo permanente por parte dos TILSP para que seja possível um bom desempenho do discente surdo. Nesse ínterim, seria relevante que os professores da sala regular participassem da formação que possibilita o conhecimento mínimo da Libras, levando-os a uma prática educativa bilíngue e inclusiva que proporcionaria sua interação social e linguística e evitaria restrições de comunicação apenas por meio dos TILSP. A inclusão dos alunos surdos no ensino regular precisa ser mais efetiva, uma vez que, diante da pesquisa realizada e das respostas dos participantes, nota-se indícios de que a prática educacional da instituição mencionada pode não estar contribuindo o suficiente para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem e interação do aluno surdo no âmbito escolar de modo a atender suas necessidades educacionais.
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