A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Lima, Marilia Freires de
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos oferecem diversos recursos que podem ser utilizados como ferramentas didático-pedagógicas em sala de aula, tornando-se essenciais para o processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições da inserção das TIC no processo de ensino e aprendizagem. Recorremos às contribuições teóricas de Almeida (2013), Brasil (1996), Moran (2013), Vieira (2011), entre outros estudiosos que discutem a temática pesquisada. A metodologia pautou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. Para a construção dos dados, realizamos uma pesquisa nos repositórios digitais do Google Acadêmico, na Scientific Electronic Library Online (SciELO), portais e bibliotecas digitais, além dos portais dos periódicos onlines para a busca nas referidas bases de dados. Portanto, conclui-se que é importante tanto para o professor como para o aluno ter o acesso às diversas informações oferecidas com o uso das TIC durante o processo de ensino e aprendizagem, deixando mais acessível a comunicação e o alcance das competências escolares. Podemos dizer que as TIC quando usadas de forma responsável no ensino pode representar um grande desafio para os professores, pois requer uma qualificação, uma ressignificação das metodologias desenvolvidas em sala de aula, bem como um aprimoramento no planejamento de ensino.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.