SABERES MATEMÁTICOS NO CAMPO: HISTÓRIAS DE PRÁTICAS DE GEOMETRIZAÇÃO DO ESPAÇO NO SÍTIO TIMBAÚBA, SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE - PB
Soares, Denilson Ferreira
Resumo
O trabalho no campo é repleto de saberes matemáticos, por isso a presente abordagem trata de construir saberes e fortalecer os conhecimentos, dentro de um prisma historiográfico cultural, acerca dos saberes matemáticos produzidos e praticados, em torno da geometrização do espaço pelos agricultores do Sítio Timbaúba, no Município de São João do Rio do Peixe, cidade localizada no alto sertão paraibano, com o intuito de elencar suas formas de aplicação do conhecimento, por meio de técnicas adquiridas ao longo dos anos e por meio da oralidade em que representa a transição de geração em geração. Com esse intuito tem-se posta a problemática que está em conceber-se da seguinte forma: como se dá a relação entre memória e transmissão do conhecimento matemático na vida dos agricultores? A metodologia utilizada é a descritiva, exploratória, pesquisa de campo por meio de contato direto com o lugar. A abordagem prima por uma análise qualitativa de dados inspirados nos aportes teóricos da história, especialmente, no que tange a memória e da etnomatemática, aguçando um olhar sobre os aspectos culturais em torno dos saberes matemáticos na agricultura. Caracteriza-se, também, como estudo de caso, porque há um foco de observação em um indivíduo que atribui seu conhecimento no quesito mensuração da terra, havendo uma compreensão de que esta prática traga admiração e respeito entre uma cultura, estabelecendo laços de ligações entre os agricultores. As práticas representam uma mostra histórica em tempos e espaços diferentes com o rememoramento dos envolvidos. Portanto, um ambiente de acesso aos usos da matemática em tempos memoriais.
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