CONCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB

Souza, Vanessa Carvalho da Silva

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar quais as concepções dos docentes acerca da inclusão de alunos surdos em uma escola regular no município de Guarabira/PB. A fundamentação teórica teve como base as principais legislações brasileiras que tratam sobre a educação especial como um todo, e especialmente a educação de pessoas surdas (BRASIL, 1988; 2005; 2009; 2015). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória que contou com a participação de duas docentes que têm experiência com alunos surdos no sistema regular de ensino: uma professora de LIBRAS que atua junto à equipe de Atendimento Educacional Especializado, ministrando curso de LIBRAS, quando este é ofertado na grade curricular da escola; e, uma professora docente que atua em sala de aula comum, mas que também exerce a função de intérprete, em um outro horário. As docentes responderam um questionário composto por 10 questões acerca da inclusão escolar de alunos surdos no ensino regular. Dentre os principais resultados, destacam-se os obstáculos que ainda perduram a inclusão de pessoas surdas no sistema regular de ensino, que são ocasionados quase que exclusivamente pela falta de domínio da LIBRAS pelos profissionais que compõem a escola. Há uma centralização na figura do profissional intérprete, que acaba por se responsabilizar por toda interação social deste aluno surdo, com os professores e com os demais alunos. Ao final do estudo, conclui-se, a necessidade de uma maior compreensão da cultura surda, bem como a concretização de uma proposta de ensino bilíngue, para que assim haja possibilidade de efetivar, de forma mais precisa, aquilo que está disposto em Lei, e que implica a inclusão social de surdos no âmbito escolar.

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