EQUAÇÃO QUADRÁTICA: HISTÓRIA, ABORDAGENS E CONTEXTUALIZACÃO
BARROS, JOÃO MARCOS DA SILVA
Resumo
A equação quadrática é um assunto recorrente na vida dos estudantes, desde o ensino básico até o ensino superior. Além disso, existem situações reais que são descritas por meio ou relacionadas às equações quadráticas, por isso, é importante haver certo nível de domínio desse conteúdo. Este trabalho apresenta um estudo da equação quadrática nos quadros da Álgebra, Geometria e Cálculo Numérico, analisando seu desenvolvimento histórico, e como a contextualização colabora nesse estudo. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, natureza básica e é exploratória, onde houve um aprofundamento por meio de revisão bibliográfica de obras relacionadas ao conteúdo. Verificou-se que, nem sempre a equação quadrática e contextualizada corretamente ou e apresentado seu desenvolvimento histórico. A partir desses resultados, percebe-se que a história junto a uma boa contextualização potencializa o processo de geração de significados no estudo da equação quadrática. Como o trabalho foi limitado aos números reais, sugerimos para trabalhos semelhantes um estudo abrangendo os números complexos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.