IDENTIFICANDO AS POSSÍVEIS CAUSAS DA EVASÃO NOS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS: UM PARALELO ENTRE O CONTEXTO NACIONAL E O ESTADO DA PARAÍBA
Santos, Josefa
Gervazio, Suemilton
Coelho, Luciene
Araújo, Jefferson
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo central identificar e refletir sobre as causas que vêm contribuindo para a evasão nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática nas instituições federais e objetiva de forma específica: elencar as motivações mais citadas para o fenômeno no âmbito da Paraíba; buscar possíveis pontos em comuns sobre o tema e trazer reflexões sobre o problema para o ambiente acadêmico. Para atingir tais objetivos, foram realizadas as seguintes atividades: Um levantamento bibliográfica sobre o tema, em âmbito nacional e uma pesquisa de campo que contou com a participação de 20 alunos evadidos de instituições federais da Paraíba. Os dados foram obtidos através de um questionário online. A pesquisa teve enfoque qualitativo e também bibliográfico, com a realização de atividade de campo. Por meio do paralelo realizados entre o referencial teórico e os resultados obtidos no estudo de campo, pode-se perceber como causas que tendem a convergir sobre o fenômeno: a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, na categoria de fatores pessoais, e dentre os fatores institucionais foram: a dificuldade com as disciplinas do curso e com a didática dos docentes. Dentro do contexto da Paraíba, o estudo de campo detectou as seguintes motivações para o problema: incompatibilidade entre trabalho e estudo; problemas com transporte; aspectos relacionados à didática e empatia dos professores; falta de alinhamento entre teoria e prática; dificuldade com as disciplinas; opção por outro curso; formação anterior precária; não identificação com a docência; dificuldade de adaptação à vida universitária; problemas econômicos e familiares e as dificuldades durante o estágio e o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.
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