NOÇÕES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE CULTURA MATEMÁTICA JESUÍTA NO BRASIL
MANGUEIRA, PAULO VINÍCIO MARTINS
Resumo
Os jesuítas foram os primeiros educadores institucionalizados do Brasil a partir da Coroa Portuguesa, responsáveis por estabelecer um sistema de ensino complexo e organizado, de disseminarem a fé cristã, as noções básicas de ler e de escrever e das quatro operações básicas. Eles trouxeram uma cultura matemática própria. Mas que cultura matemática foi essa? De onde ela veio? Qual sua história? Qual foi a época que os precedeu? O presente trabalho tem por objetivo evidenciar algumas noções acerca da Cultura e da Educação Matemática dos Jesuítas, bem como sobre o modo como elas se fizeram presentes no Brasil Colonial. Para tanto, a pesquisa tem um caráter bibliográfico qualitativo, utilizando os aportes metodológicos da Etnomatemática, fundamentados no pensamento de D’Ambrósio, junto com pesquisa de cunho historiográfico em torno do contexto educacional do período medieval, a partir de autores como Hilário Franco Júnior, Howard Eves e Pe. Leonel Franca. O trabalho traz uma breve reflexão do que é pensar matematicamente, esclarecendo qual foi o papel da Companhia de Jesus na Ciência e as contribuições que deram para o Ensino institucionalizado de vertente europeia e a Matemática na América Portuguesa.
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