A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA E O QUE PRESUMEM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ALHANDRA PB A RESPEITO DO TEMA
Barros, Claudemir
Gervazio, Suemilton
Santos, Carlos
Lima, Rafael
Resumo
A presente pesquisa traz à luz a discussão sobre a Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem, tema alvo de constantes discussões no âmbito da educação matemática, o que tem provocado inquietações recorrentes nessa área do conhecimento. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre essa temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar e discutir sobre as potencialidades de tal metodologia, o que acreditam alguns professores de matemática a respeito desse tema, verificar se estes compreendem de fato os preceitos e definições que embasam tal metodologia e se eles as utilizam em suas práticas docentes. Para uma melhor reflexão a respeito do tema, o trabalho foi referenciado em autores contemporâneos, focando nas obras de Gervázio (2019), Polya (1995), Redling (2011), Rodrigues e Magalhães (2011), Guérios e Medeiros Junior (2016), Ravagnani e Marques (2017). A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica e da aplicação de um questionário a uma amostra dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação da cidade de Alhandra, localizada no estado da Paraíba. Obteve-se como principais resultados que a Resolução de Problemas, enquanto metodologia de ensino, é considerada por muitos pesquisadores como uma aliada imprescindível na efetivação da aprendizagem matemática, por ter o potencial de, entre outros fatores, dinamizar, articular, possibilitar e facilitar o conhecimento matemático e a aprendizagem do discente. No que concerne a pesquisa de campo, identificamos que os professores consultados também compartilham com as ideias destes pesquisadores e que utilizam em suas aulas tal metodologia como uma ferramenta precursora da aprendizagem matemática.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.