A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Sousa, Ednaldo
Patrocínio, Maria
Araújo, Jefferson
Neto, Francisco

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é compreendida por atender pessoas que não frequentaram as instituições escolares na idade apropriada, ela é fruto dos movimentos sociais da educação popular. O ensino de ciências na EJA possibilita aos sujeitos viverem na prática o conhecimento cientifico e experiências cotidianas a partir do meio social ao qual estão inseridos e sua relação com os seres vivos e o meio ambiente. O estudo objetivou conhecer o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Para o levantamento dos dados adotou-se uma pesquisa qualitativa de revisão integrativa da literatura, do tipo bibliográfica, realizada em cinco periódicos nacionais da área de Educação em Ciências Qualis A (Revista Ciência & Educação; Revista Investigações em Ensino de Ciências–IENCI; Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências –RBPEC; Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências e Revista Alexandria), a partir dos termos “Educação de Jovens e Adultos”, “EJA”, “Ensino de Ciências e EJA” e “Ensino de Ciências e Educação de Jovens e Adultos”. Foram considerados para a análise seis artigos que estão diretamente relacionados com o ensino de ciências na EJA. O estudo mostrou, a partir da revisão da literatura, que o Ensino de Ciências na modalidade EJA em diferentes instituições apresentou diversas estratégicas pedagógicas, como: incentivar a capacidade criativa do aluno, experiências cotidianas, recursos pedagógicos além do livro didático, leitura de matérias variados, internet e seminários educativos.

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