Intenção de compra de peças de reposição no segmento de eletrodomésticos da cidade de Guarabira - PB
Brito Júnior, José Ubiracy de
Resumo
Nos últimos anos o setor de suprimentos e reparos vem tendo aumento significativo, se mostrando um ramo promissor na atualidade. O crescimento desse ramo gerou a expansão da concorrência, e, assim, a necessidade de as empresas aprimorarem seu marketing de intenção como estratégia para satisfazer as necessidades dos consumidores. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo verificar como se apresenta a intenção de compra de peças de reposição para eletrodomésticos entre os consumidores do centro comercial da cidade de Guarabira-PB. Buscou identificar o perfil dos consumidores, verificar os fatores que influenciam na decisão de compra de peças de reposição, e identificar o comportamento dos consumidores na reparação de eletrodomésticos que apresentam defeito. Para tanto, parte de um estudo descritivo, dentro de uma abordagem quantitativa de pesquisa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário estruturado, aplicado a 50 participantes no período de outubro a novembro de 2019. Como resultado, o estudo mostrou que o mercado de reposição e reparos está aquecido, na medida em que os dados coletados evidenciam que os indivíduos realizam esse tipo de consumo. O perfil predominante de consumidores é composto pelo gênero masculino, com idade entre 16 e 24 anos, e renda de até dois salários mínimos. O aspecto que influencia a decisão de compra é o econômico, os dados mostram que os consumidores só realizam a compra se o valor da peça de reposição do eletrodoméstico não ultrapassar 40% do valor do bem. Os dados de intenção de compra propiciam as empresas uma melhor visão dos consumidores e até que ponto eles pagam para satisfazer suas necessidades e desejos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.