O USO DO LABORATÓRIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Santos, José
Cunha, Douglas
Silva, Alcides
Freire, Fernandes
Resumo
Diante dos desafios na aprendizagem dos conteúdos matemáticos e da necessidade de levar para o contexto escolar novos recursos que agreguem e que possibilitem o ensino da disciplina, este artigo, tem por objetivo analisar os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos professores para a realização das práticas laboratoriais no ensino da Matemática, onde enfatiza a importância do uso desses laboratórios, os principais desafios encontrados pelos professores e os fatores limitantes que impossibilitam de utilizar de tais práticas no ensino da disciplina. Autores como Benini (2006), Cruz (2007), França (2015), Lorenzato (2006), Oliveira (1983), Stafim (2013), Turrioni e Perez (2006) são referenciados neste trabalho, constituído por uma pesquisa bibliográfica onde mostra a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) nas práticas escolares e os principais desafios quanto ao seu uso, seguido de uma pesquisa de campo, realizada com onze professores de Matemática de diferentes escolas da rede pública (municipal e estadual) do Estado da Paraíba. Através desta, é possível constatar que os desafios para a realização das práticas laboratoriais se voltam para a falta de: laboratórios de Matemática, espaços físicos adequados para aplicação de tais práticas, materiais didáticos, formação continuada de professores, propositura dos próprios docentes e equipe gestora, número de alunos por sala de aulas, dentre outros. Dentre as possibilidades na utilização das práticas laboratoriais foi possível constatar: associação entre teoria e prática, desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo, dinamização na aprendizagem dos conteúdos, estabelecimento de aprendizagem significativa, desenvolvimento do espírito investigativo, despertar da curiosidade, da motivação e do interesse na aprendizagem Matemática.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.