DESAFIOS DOCENTES DA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: EDUCAÇÃO REMOTA – CACIMBA DE DENTRO – PB

Bezerra, Gilmar
Silva, João
Silva, Ledevande
Lira, Erygeanny

Resumo

Em meio a pandemia causada pelo COVID-19, as aulas presencias foram suspensas para evitar aglomerações. Para que a educação não parasse totalmente, a saída foi a adequação das aulas de forma remota, ou ensino emergencial. Utilizando-se a tecnologia (tablets, smartphones e computadores) para uma educação à distância. Neste novo cenário, quais os principais desafios docentes no ensino emergencial com alunos do ensino fundamental II (6º ao 9ª ano)? Esta pesquisa tem como objetivo principal, averiguar quais são os principais desafios que os professores da segunda fase do Ensino Fundamental de Cacimba de Dentro - PB estão enfrentando ao ensinar de maneira remota. Objetivos gerais: fazer levantamento bibliográfico sobre os desafios docentes na educação remota; aplicar questionário on-line (usando o Google Forms); analisar artigos e monografias disponíveis na internet sobre desafios docentes na educação remota. A Pesquisa caracteriza-se como estudo de campo do tipo explanatório-descritivo e comparativo, de natureza quanti-qualitativa. Participaram da pesquisa 34 educadores que lecionam em diversas disciplinas no ensino fundamental II, em quatro escolas Municipais da cidade de Cacimba de Dentro – PB, onde o ensino remoto foi adotado após o surgimento da pandemia causada pelo COVID-19. Para a maioria dos professores participantes (70,6%), o principal desafio no ensino remoto é a falta de interesse dos alunos em realizar as atividades propostas

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