Marketing digital no mercado imobiliário: estudo de caso em uma empresa da construção civil da Paraíba
Silva, Alberson Ferreira da
Resumo
As estratégias de marketing sofreram impacto significativo com a chegada da internet e mais especificamente o surgimento das redes sociais. Além disso, a necessidade de gerar leads para os corretores que atuam em parceria com as construtoras e incorporadoras sempre existiu, e os custos de marketing vão oscilando entre as diferentes ferramentas de comunicação on e offline, de acordo com a eficácia e variação das vendas. De forma geral, as campanhas de marketing digital para o mercado imobiliário começam a partir do lançamento de um novo empreendimento, por questões estratégicas, devido à alta competitividade do mercado e pelo papel „catalisador‟, junto à força de vendas dos corretores de imóveis. Em Outubro de 2020 os lançamentos de imóveis somaram 14.459 unidades (representando uma expansão de 85,5% em relação a outubro de 2019), o que totalizou quase 41 mil imóveis lançados no trimestre (agosto, setembro e outubro) – uma elevação de 23,2%, se comparada ao mesmo período de 2019. Pensando na expansão desses números e na expectativa de recuperação de perdas nas vendas sofridas nos últimos anos, as empresas de construção civil têm investido em diversas ferramentas de comunicação e marketing, utilizando vários meios, dentre eles, o digital. Algumas das plataformas mais comuns e popularmente utilizadas pelas empresas para divulgar seus produtos e serviços, prospectar novos clientes, aumentar a visibilidade da marca e, assim, manter-se competitivos frente aos concorrentes, são: redes sociais, páginas digitais, realidades mistas (virtual, aumentada, etc.). A pesquisa desenvolvida tem como objetivo analisar as estratégias de marketing digital utilizadas pela Construtora Massai em João Pessoa-PB para fortalecer a sua marca, e pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualitativa e, de acordo com seus procedimentos técnicos, como estudo de caso. A técnica de coleta foi análise documental e entrevistas com gestores de marketing e agência de assessoria de comunicação e marketing da empresa. As análises apresentaram resultados positivos em relação ao alcance das campanhas publicitárias promovidas pela construtora, porém, os números indicam uma necessidade urgente de aumentar o percentual de leads convertidos em vendas.
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