PADLET: UMA FERRAMENTA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO

Almeida, Audenora
Bezerra, Francisca
Araujo, Jefferson
Patrocinio, Maria

Resumo

Desde o mês de Março do ano de 2020, a crise provocada pelo rápido avanço dos casos de Covid -19 têm provocado diversas mudanças nos mais variados setores e a educação foi, certamente, um dos mais afetados. Como resultado, as atividades presenciais foram substituídas pelas atividades remotas edevido a isso, os professores, em pouquíssimo tempo passaram a ter que modificar suas antigas metodologias e se adaptarem a esta nova forma de ensinar e aprender. Desde então, os professores passaram a ministrar aulas de forma remota através de plataformas onlines.Sabe-se que as tecnologias são responsáveis por significativas mudanças e engrenam constantes transformações na sociedade. Nos processos de ensino e aprendizagem os diversos meios tecnológicos oferecidos pelo uso do computador, celular e etc. têm oferecido cada vez mais possibilidades para os professores desenvolverem suas metodologias de forma cada vez mais dinâmica. Uma dessas possibilidades é o uso do Padlet, um aplicativo que permite a construção de murais virtuais que utilizam linguagem multimodal (texto, imagens, vídeos, áudios, hiperlinks). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como a ferramenta Padlet pode ser utilizada na disciplina de Matemática como um instrumento de colaboração mútua e trocas de conhecimentos.Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica fazendo uma abordagem qualitativa com revisão de alguns trabalhos sobre o Padlet em contexto educativo. Para tal, nossa pesquisa teve como embasamento teórico alguns autores como Monteiro (2018), Monteiro (2019), Rodrigues e Moreira (2019), Coletti(2020), entre outros que discutem a referida temática em seus estudos.Os resultados da investigação apontaram que o Padlet, com sua concepção multimodal, possibilita a construção integrada e interativa, articulando, reconhecendo e potencializando aprendizagens.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.