O USO DE ALGUMAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NO ENSINO REMOTO
Ferreira, Daniele
Villamagna, Maira
Cunha, Douglas
Costa, Luzia
Resumo
O presente artigo tem por finalidade empreender uma reflexão sobre o uso de metodologias ativas na sala de aula de Matemática. Para tanto, busca-se aplicar algumas atividades práticas que incentivem os alunos a aprender de forma autônoma e participativa nas aulas remotas de Matemática, facilitando o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Essas atividades foram realizadas na turma do 2º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro, na cidade de Gurinhém-PB, onde foi considerado o planejamento das ações pedagógicas no contexto das aulas remotas devido à pandemia de Covid-19. Quanto à categorização da pesquisa, trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, ainda, do tipo pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora intervém na realidade social, aplicando atividades e coletando dados para a reflexão. Dentre os autores que fundamental esta pesquisa, destacam-se Almeida (2018), Berbel (2011), D’Ambrósio (1991), Rocha e Lemos (2014), Wall, Prado e Carraro (2008) e outros. As análises apontam que o uso de metodologias ativas proporciona um maior engajamento por parte dos estudantes, os quais se mostraram mais assíduos e participativos no processo de ensino-aprendizagem.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.