CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
Silva, Ivoneide
Silva, Ledevande
Brandão, Jefferson
Lacerda, José
Resumo
Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na cidade de Taperoá - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreensão de sólidos geométricos de Platão através da construção e utilização de material manipulável, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu início o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronavírus e que teve como principal meio para conter o avanço da doença, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa àqueles que tinham aulas remotas, foram expostos vídeos explicativos através de rede social, sobre formas geométricas e posteriormente como elas se transformam em sólidos. A partir do uso de materiais manipuláveis, canudos e fita adesiva foi feita a construção e manipulação dos sólidos geométricos, formando conceitos matemáticos, através da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi possível perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipulável não serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua eficácia também no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matemáticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreensão dos conteúdos. O ensino dos conceitos geométricos é atraente e estimulante quando posto na prática de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percepções.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.