Qualidade de vida no trabalho em tempos de COVID-19: os domínios do WHOQOL-bref e seus impactos no home office dos professores do curso de bacharelado em Administração Pública
Santos, Fabiana
Resumo
O presente artigo norteia-se no seguinte questionamento: quais repercussões do trabalho remoto incidem na qualidade de vida dos professores do Curso de Bacharelado em Administração Pública – IFPB? Para responder esta indagação, a priori, realizou-se o resgate dos conceitos de qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, optando-se pelos modelos holísticos. Além disso, fez-se necessário apresentar o contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19) e, por conseguinte, as novas demandas que surgiram a partir das recomendações sanitárias da Organização Mundial da Saúde, como o distanciamento social que ocasionou o trabalho em home office para várias classes de trabalhadores, incluindo os docentes em todos os níveis escolares. O enfoque metodológico qualitativo, e a pesquisa de campo como técnica de abordagem através de instrumento adaptado do WHOQOL-bref, proporcionaram o suporte necessário para análise dos dados. Após a tabulação das informações, a média geral para todos os domínios do WHOQOL-bref foi regular; portanto, conclui-se que o trabalho remoto emergencial afetou de forma significativa a qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho dos docentes pesquisados.
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