RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA
OLIVEIRA, MANOEL RAIMUNDO DE
Resumo
A Tecnologia Assistiva (TA) é um campo interdisciplinar de conhecimento que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência. No cerne do processo de inclusão escolar a TA vem se destacando como aliada. Assim, esta pesquisa apresenta como questões de investigação: Quais as potencialidades da TA para o processo de inclusão escolar? De que forma a TA pode contribuir para a promoção da Educação Matemática Inclusiva? Seu objetivo principal consiste em investigar recursos da TA para estudantes com deficiência visual no contexto do ensino de Matemática. A metodologia utilizada foi essencialmente bibliográfica. Nos resultados, foram descritos o NUSOEP que busca conceber conectividade de ideias com características evolutiva e sistemática do aprendizado em Matemática, através dos materiais didáticos de baixo custo e por meio dos sentidos táteis e auditivos; o Blind, Education and Mathematic que representa uma opção para a aprendizagem das operações básicas de Matemática e para o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como pode potencializar habilidades computacionais e o Math2Text é um protótipo de software livre, de aplicação voltada para web, com diferentes padrões de saída, que possibilita ao usuário ferramentas acessíveis para a manipulação de objetos matemáticos. Contudo, reforçamos sobre a importância de se conhecer as potencialidades das TA no contexto educacional como partida para a promoção de ambientes formativos inclusivos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.