Empreendedorismo feminino: inovação em marketing no combate aos efeitos negativos da pandemia da covid-19 em pequenos negócios

Santos, Lívia Vitória Rodrigues dos

Resumo

Com o surgimento inesperado e avassalador do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a sociedade mundial foi afetada. O comércio e as indústrias tiveram que restringir suas atividades e se adaptar a uma nova realidade. Desta maneira, um dos grupos mais afetados pela pandemia foram os micro e pequenos empreendedores, em especial, as empreendedoras, que além de lidar com as transformações no ambiente de negócios, também possuíam outras atribuições, como cuidar dos filhos e da casa. Assim, grande parte dos empreendimentos foram afetados pelas medidas preventivas a propagação do vírus, como o isolamento social. Nessas circunstâncias, é imprescindível inserir práticas de inovação no ambiente das empresas, como medida de se sobressair aos impactos negativos da pandemia da COVID-19. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem como objetivo estudar como as práticas de inovação em marketing podem auxiliar empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia da COVID-19 provocou em seus negócios. A metodologia compreendeu uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, utilizando como procedimentos técnicos um estudo de caso múltiplos. Para coletar os dados, optouse pela técnica da entrevista em profundidade juntamente com a aplicação do questionário aberto. Houve várias sessões de entrevistas, totalizando 8 semanas. Devido às circunstâncias provocadas pela pandemia e respeitando os protocolos de segurança voltados ao distanciamento social, as entrevistas foram realizadas de modo virtual, através do Google Meet. Os resultados obtidos demonstraram que as práticas de inovação em marketing sugeridas aos negócios auxiliaram as empreendedoras a superar as dificuldades que a pandemia provocou em seus negócios, possibilitando o maior alcance de sua marca, a conquista de novos nichos de clientes e a ampliação dos seus portfólios de produtos/serviços. Diante disso, acredita-se que esta pesquisa impactou positivamente os negócios estudados, como também, vem agregar a literatura sobre o tema em questão, através das informações levantadas, auxiliando futuros pesquisadores interessados no assunto.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.