Fenômeno Juliette: inspirações e reflexões sobre os atributos humanos de um influenciador disruptivo

Ferreira, Leandro Santiago

Resumo

Este trabalho de pesquisa apresentou uma análise dos seis atributos humanos que geram influência a partir das categorias descritas no livro “Leaders Without Titles” de Stephen J. Sampson (2011): Beleza, Inteligência, Sociabilidade, Emocionalidade, Personalidade, Integridade. Estas características serviram de base para a construção de um questionário com 29 questões abertas e fechadas aplicado a 268 seguidores de Juliette Freire, vencedora do reality show Big Brother Brasil 2021, com o objetivo de entender quais atributos humanos de influência são percebidos por eles e que, portanto, tornaram Juliette uma influenciadora disruptiva. Para tanto, analisou-se quali e quantitativa as características de influência apresentadas por Sampson (2011), juntamente com os conceitos de marketing e marketing de influência. Constatou-se que atributos ligados com “fazer a coisa certa” e ter humildade, mantendo conexão direta e humanizada com os seus seguidores, tais como integridade, emocionalidade e sociabilidade apresentaram um nível alto de concordância entre os respondentes. Concluiu-se que o perfil de Juliette é disruptivo, porque ela apresenta valores sociais consistentes e que esses atributos a fizeram quebrar os padrões apresentados por outros influenciadores.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.