Insatisfação/satisfação corporal em estudantes de São João do Rio do Peixe
Santos, Eurileny Medeiros dos
Resumo
Em uma sociedade onde se preza muito a imagem corporal e alia á perfeição a autoestima, é necessário que se cuide para que essa prática não se torne algo sério, desnecessário ou de alguma forma venha prejudicar os jovens, causando-lhes sérios riscos à saúde. Sendo assim, fez-se necessário realizar essa pesquisa para comparar o nível de insatisfação/satisfação corporal entre estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Sendo ao todo 58 alunos entrevistados, demonstrando uma visão distinta sobre esse tipo de preocupação com a aparência perfeita do corpo. Foram feitos questionários nessas turmas onde foram realizadas pesquisas para conhecer o real entendimento do aluno sobre o que é uma vida saudável, bem como entender como este entende e trata essa questão do corpo perfeito, compreendendo assim a satisfação/insatisfação com seu corpo. Para realização dessa pesquisa foi usado o BODY SHAPE COOPER (1987), sendo este referente a imagem corporal, contendo 34 perguntas de múltiplas escolhas. Todos os resultados foram estudados minunciosamente, após isso demonstrado através de gráficos que deixa explicito o nível de satisfação/insatisfação de cada turma, seguida de comentários sobre a visão e o entendimento de cada uma, onde deixa claro não apenas o número de alunos satisfeitos com seus corpos, mas também o porquê dessa satisfação. Com tudo, concluí-se que os resultados analisados através da pesquisa demonstraram que os alunos matriculados na EJA apresentam uma leve insatisfação com seu peso corporal, isso é comum com a progressão da idade, quanto maior a idade do indivíduo, mais ele se preocupa com sua imagem e como que as pessoas pensam sobre ela, ocasionando uma insatisfação sobre si mesma. Comparando com as turmas do 8º e 1º ano, muitos alunos dessa idade não apresentam uma preocupação com a imagem corporal.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.