O currículo da disciplina Educação Física no ensino médio em escolas da cidade de Cajazeiras- PB

Costa, Alcineide Pereira da

Resumo

Objetivo: Conhecer o currículo da disciplina educação física no ensino médio em escolas Particulares, Estaduais e Federais. Métodos: Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas subjetivas e objetivas a respeito do currículo da disciplina Educação Física, baseado no livro Educação física escolar: Questões e reflexões de Darido (2003). A pesquisa teve caráter descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Fez-se a análise pela planilha Excel e análise de discurso. A população de professores foi de duas instituições Privadas, duas Estaduais e duas Federais que ministram aula no ensino médio. O estudo foi realizado com todos os professores de educação física das instituições pesquisadas, as quais foram definidas por sorteio. Resultados: Os resultados da pesquisa identificaram que há uma variedade de conteúdos ministrados nas três instâncias educacionais, sendo citados de forma geral: dança, lutas, saúde, corpo, temas transversais, ginástica, jogos populares e esporte. Porém, viu-se uma discrepância com os conteúdos dança e lutas que pouco foi citado e o esporte, como esperado, sendo o conteúdo unanime de apresentação, porém, não foi percebido significativa diferença entre os conteúdos ministrados entre as instâncias. Conclusão: O esporte ainda é o conteúdo mais trabalhado nas aulas, mas não o único, o que mostra um avanço na questão curricular da Educação física nas três instâncias, mas que é preciso ainda um melhor planejamento das aulas para aproveitar a exploração de mais conteúdos, dando oportunidade de maior participação dos alunos e uma aprendizagem mais ampla de conhecimentos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.