Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física no município de Sousa
Santos, Jayne Soares
Resumo
Objetivo: Analisar a prática da educação física inclusiva dentro das escolas públicas do município de Sousa. Métodos: A pesquisa é qualitativa de caráter descritiva. Foi desenvolvida com os professores de Educação Física da rede estadual de ensino de Sousa. Como instrumento para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas subjetivas. A coleta foi realizada pelo próprio pesquisador, com participação voluntária e concordância por meio do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). As respostas do questionário foram categorizadas e analisadas com base na literatura sobre o tema. Resultados: Foi observado que há um significante número de alunos com deficiência, bem como os professores buscam sempre adaptar suas aulas de acordo com sua realidade, as escolas são carentes de infraestrutura adequada para atender ao público com deficiência, como também não dispõem de recursos metodológicos e suporte de profissionais qualificados para a prática inclusiva. Conclusão: A educação física inclusiva no município de Sousa não corresponde as expectativas necessárias para alcançar uma educação de qualidade para os estudantes com deficiência, pois é carente de estrutura, apoio das escolas e familiares, bem como de profissionais apropriados para dar suporte durante as aulas.
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