Alfabetização financeira de responsáveis por estudantes do ensino médio no IFPB campus João Pessoa

Silva, Vitória Cristine Batista da

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral verificar níveis de alfabetização financeira de responsáveis por estudantes do ensino médio no Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa e como objetivos específicos avaliar o nível de conhecimento financeiro de responsáveis pelos estudantes, descrever o comportamento financeiro adotado por responsáveis de discentes no ensino médio e verificar aspectos que norteiam a atitude financeira dos(as) entrevistados(as). O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo/aplicada, com abordagem quantitativa e tipologia descritiva. Seu universo consistiu em 1346 responsáveis pelos estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) campus João Pessoa e sua amostra consiste em 46 tutores dos estudantes do ensino médio do IFPB. A sua amostragem é não probabilística por acessibilidade e para a coleta de dados foi utilizado um questionário fechado através da ferramenta Google Forms, estruturado com 44 perguntas, abordando o perfil socioeconômico, comportamento financeiro e conhecimento financeiro dos responsáveis pelos estudantes. A análise de dados se deu através da observação e filtragem das informações obtidas, descartadas informações incompletas e incongruentes. Conforme os resultados do estudo, foi possível concluir que a maior participação na pesquisa foi de pessoas do sexo feminino, com faixa etária média de 44 anos, residentes na cidade de João Pessoa/PB e grau de instrução de nível superior completo. Os maiores gastos identificados foram com transporte e alimentação. Com relação ao comportamento financeiro, foi identificado que a predominância dos responsáveis possuem o conhecimento dos conceitos básicos do universo financeiro, demonstrando níveis de alfabetização financeira suficientes para servir de base para a compreensão financeira dos tutelados.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.