Contribuições ao aperfeiçoamento de processos: estudo do macroprocesso de vendas de serviços de tecnologia da informação em uma empresa especialista no mercado de gestão da transmissão de dados entre máquinas (M2M)

Pontes, Liliane da Silva

Resumo

O mercado, as perspectivas de mudanças, assim como a necessidade de identificação de elementos competitivos que diferenciam as organizações uma das outras fazem com que os processos sejam questões centrais em uma organização. O presente estudo teve como objetivo estudar o macroprocesso de vendas de serviços de tecnologia da informação em uma empresa especialista no mercado de gestão da transmissão de dados entre máquinas (M2M). As escolhas metodológicas que fundamentam o estudo mostram que a pesquisa é do tipo básica, caracterizando-se como exploratório-descritiva, podendo ser considerada um estudo de caso, onde se fez uso dos instrumentos de pesquisa questionário e observação e se fez uso de abordagens quantitativa e qualitativa para a análise dos resultados. Como principais resultados da pesquisa, o macroprocesso de vendas de produtos e serviços de tecnologia da informação atual teve suas atividades sequenciais descritas, sendo interpretado pelos participantes da pesquisa como um processo regular que necessita de atenção. O nível de satisfação dos participantes da pesquisa aponta a necessidade de ajuste no processo, em especial no que diz respeito às autorizações que são exigidas atualmente para a sua consecução. Os participantes da pesquisa recomendaram que o SLA (Service Level Agreement) fosse melhor definido, que estratégias voltadas para a revisão da autonomia de negociação fossem consideradas, planejamento de campanhas de marketing e definição de estratégias relacionadas com a forma de como a empresa se posiciona frente à concorrência sejam pautadas nas discussões acerca do aperfeiçoamento dos processos na organização.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.