Estratégias de marketing em brechós de João Pessoa- PB: a visão das empreendedoras

Silva, Jennifer Caroline Hermógenes da

Resumo

Roupas sempre tiveram diferentes significados dependendo da cultura e do momento histórico pelo qual as sociedades passaram. No negócio sustentável de comércio de itens usados de vestuário, conhecido no Brasil como Brechó, há um incentivo à troca de roupas e à promoção do aumento da vida útil destes itens do vestuário em oposição ao consumo em massa e o consequente descarte desenfreado, observado em décadas passadas, de roupas consideradas “fora de moda”. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as estratégias de marketing utilizadas por empreendedoras do ramo de brechós em João Pessoa-PB. A abordagem adotada para esta pesquisa é de caráter misto, uma vez que foram interpretadas qualitativamente as percepções das proprietárias dos brechós em relação ao tema abordado, bem como também foram feitas algumas análises quantitativas. O universo desta foi direcionado para as proprietárias de brechós da cidade de João Pessoa-PB, sendo a amostra composta por 5 empreendedoras. Dentre os brechós selecionados estão: Sunflower, Jardim das Margaridas, Dezapegany, Soul Consciente e o quinto iremos chamá-lo de X, pois não foi permitido a veiculação do nome. Obteve-se como resultado que os brechós nasceram com o intuito, realmente financeiro, porém, existiu também a vontade de que as pessoas ao reutilizar as peças, estejam conscientes de que aquela escolha foi benéfica para o meio ambiente. Conclui-se que para as empreendedoras, as estratégias de marketing que se adequam ao que elas buscam e também a seu público, são aquelas em que há visibilidade nas redes sociais, em especial no Instagram, pois é um canal de comunicação em que a maioria das pessoas estão conectadas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.