METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: APLICANDO O JOGO DA MEMÓRIA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

SANTOS, JOSÉ BRUNO FREIRE DOS

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar uma intervenção pedagógica realizada numa rede de cursos de idiomas, em que abordamos o uso do jogo da memória no ensino de língua inglesa. Trata-se de uma experiência fazendo o uso das metodologias ativas, colocando aos alunos desafios, problemas e situações que possibilitam o aprendizado crítico de uma segunda língua. O objetivo deste trabalho é promover um processo ensino-aprendizagem lúdico, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos, usando o jogo da memória para a realização de atividades em língua inglesa. O trabalho contou com embasamento de alguns autores como Antunes (2008), Barbosa (2013), Berbel (2011), Campos (2017), Vigotsky (1998), Nogueira (2007), Oliveira (1999), Nunes (2018), Wallon (2010) e entre outros. O jogo da memória foi elaborado com base no assunto que estava sendo trabalho na modalidade do curso. Pode-se concluir, a partir dos resultados obtidos, que as atividades lúdicas bem elaboradas e feitas para fins educativos, influenciam no processo ensino-aprendizagem motivando os alunos, levandoos a se interessarem mais pela aprendizagem de língua inglesa proporcionando um melhor desempenho deles.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.