Escrita de SI e narrativas de formação docente: Experiência de estágio supervisionado no percurso formativo do professor de computação e informática do IFPB - EAD
MACEDO, Adriano Davison de Aaraújo
Resumo
Este trabalho monográfico tem por objetivo refletir sobre o processo de experiência de formação docente desencadeado no âmbito dos Estágios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computação e Informática, do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cajazeiras, modalidade a distância, a partir das escritas de si e das narrativas de formação. Trata-se de experiências formativas mobilizadas no contexto da pandemia do novo coronavírus ocorridas nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes e Escola Estadual Cidadã Integral Professor Lordão (ECIT Lordão), ambas localizadas na cidade de Picuí, Seridó paraibano. Foram realizados três Estágios Supervisionados no período de 2019 a 2021. Os Estágios um (I) e dois (II) foram concebidos dentro de uma perspectiva da observação. O primeiro estágio (Estágio I) ocorreu no espaço físico da escola, com a observação de aulas de Geografia e de Matemática, no laboratório de informática, como também em sala de aula. Devido ao início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, o Estágio II ocorreu remotamente, onde foram observadas aulas de informática básica através da plataforma Google Meet. Já o Estágio III foi desenvolvido dentro de uma perspectiva da ação, ou seja, por meio da prática docente, e, também de forma remota, em virtude da continuidade da situação pandêmica que exige distanciamento social. Nesse contexto, as aulas foram realizadas nos formatos síncronos e assíncronos. Portanto, este trabalho apresenta narrativas de natureza pessoal, decorrentes das vivências obtidas durante alguns episódios de vida do sujeito narrador (autor deste texto), e de as experiências de formação docente, emergidas do processo de mobilização pedagógica nas turmas do 5º ao 9º ano do fundamental II, além de turmas do 1º e 2º ano do ensino médio. A reflexão sobre tais narrativas revela que as experiências pessoais não se dissociam do processo de formar-se professor, tendo em vista que o professor é a pessoa. Deste modo, tanto os Estágios Supervisionados quanto areflexividade dos escritos de vida se configuram como elementos fundantes que contribuem para a formação do professor de Computação e Informática.
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