TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
LIMA, DAYANE RIBEIRO SILVA
Resumo
Considerando que as tecnologias digitais têm se configurado como um recurso necessário e determinante nos processos educativos, a utilização de recursos tecnológicos, dentro e fora, da sala de aula tem ajudado a potencializar a promoção do ensino, devido à possibilidade de fomentar nos alunos, a curiosidade e entusiasmo pelo conhecimento, especialmente, na educação profissional e tecnológica. Assim, escolheu-se o infográfico para ser trabalhado como recurso pedagógico devido à sua relevância de unir vários modos semióticos (linguístico e visual) para transmitir informações, pois as cores, as imagens e os textos resumidos instigam o discente a ir de encontro ao aprendizado. Destarte, este estudo teve como principal objetivo identificar as contribuições do uso do infográfico, enquanto recurso digital e tecnológico, para o desenvolvimento do aprendizado de alunos inseridos no Curso Técnico em Administração. Utilizaram-se como aporte teórico as concepções de autores como: Vidal e Miguel (2020); Furst (2010); Kensky (2007), entre outros. A metodologia adotada consiste numa pesquisa qualitativa, na qual atividades foram desenvolvidas a partir da revisão de conteúdos sobre Gestão Empresarial Integrada. Posteriormente, os alunos tiveram que produzir um infográfico utilizando o smartphone ou o computador para a construção de sua interface. Logo após, os discentes responderam um questionário (Formulário Google) que buscou investigar as contribuições do infográfico no processo de aprendizagem. Contudo, constatou-se que por meio do infográfico, os alunos pesquisam, revisam e resumem textos sobre o conteúdo estudado; incentiva o discente à leitura, auxilia e estimula a criatividade.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.