EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
ARAÚJO, KATHY SOUZA XAVIER DE
Resumo
A educação contemporânea aponta para a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais, considerado ainda como um desafio por muitos, sobre a inserção deste na dinâmica educacional. O objetivo deste artigo é de apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para a educação profissional e tecnológica, auxiliando no desenvolvimento de competências socioemocionais ao corpo discente. O estudo é de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, numa perspectiva da pedagogia histórico-crítica e quanto ao método utilizado envolveu o levantamento bibliográfico e documental. A proposta de intervenção apresentada neste artigo baseia-se no modelo vivenciado no curso de extensão intitulado como “Trama das Emoções” sendo este um Programa de Educação Emocional, promovido pela Universidade Federal da Paraíba. Onde a partir deste modelo sugerimos um curso de extensão para o auxílio no desenvolvimento de competências socioemocionais na educação profissional e tecnológica. No que se refere à técnica de coleta, foi realizada uma análise da literatura e também de documentos publicados pelo Ministério da Educação e cultura (MEC). Já o processo de análise de dados seguiu o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). A proposta de intervenção apresentada pode auxiliar no desenvolvimento de competências socioemocionais para discentes de cursos profissionais e tecnológicos, como também pode contribuir para estudos futuros e pesquisas mais aprofundadas sobre o referido tema.
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