EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL

LIMA FILHO, MANOEL PEREIRA

Resumo

Considerando a importância do processo educacional na preparação dos indivíduos para a vida e a necessidade de entendermos a dinâmica pedagógica, este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes do curso Técnico em Edificações (IFPB) em relação à implementação do tema Educação Previdenciária como estratégia pedagógica nas salas de aula do ensino profissional. Assim, foram utilizadas informações sobre a percepção de 15 estudantes, adquiridas por meio de questionários com perguntas objetivas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os resultados indicaram que os alunos consideram importante incluir o tema Educação Previdenciária nas atividades realizadas em salas de aula, isto é, entendem que o tema é relevante para a dinâmica pedagógica. Do mesmo modo, enxergam o tema como mecanismo capaz de conduzi-los ao o exercício da cidadania e a uma melhor qualidade de vida no futuro. O trabalho contribui provocando os estudantes a refletirem sobre alguns aspectos, como o exercício da cidadania e o planejamento para as incertezas da vida, assim como, coloca em evidência o debate sobre a importância de incluir a Educação Previdenciária cada vez mais cedo na realidade escolar dos indivíduos e explora possibilidades para se abordar o tema em sala de aula.

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