ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E AVALIAÇÕES NA DISCIPLINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM.
NUNES, JACKSON MUNIZ
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar as estratégias e avaliação relativas à urgência e emergência em um curso técnico de enfermagem. Tratou-se de uma intervenção pedagógica, tendo como base norteadora a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A presente intervenção foi efetivada por meio dessas metodologias, que são métodos que se baseiam-se em diferentes perspectivas teóricas e usam os problemas como alicerce e ponto de partida para o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para a Metodologia da Problematização, os problemas são formulados por meio dos alunos através das observações da realidade. Já para a Aprendizagem Baseada em Problemas, esses problemas são concebidos por uma equipe de especialistas para contemplar os conhecimentos e alcançar as metas de aprendizagem previamente elencadas. Espera-se, assim, que os alunos ao final: consigam associar teoria à prática nos mais diversos cenários emergenciais; compreendam a assistência pré-hospitalar e hospitalar em situações de urgência e emergência; desenvolvam ações educativas em situações de urgência e emergência; empreguem tais conhecimentos vistos ao longo do processo de ensino-aprendizagem; realizem o planejamento de enfermagem voltado para a saúde do cliente; reconheçam as fragilidades e potencialidades mediante ao conteúdo repassado, tendo em vista sua realização pessoal e profissional.
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