PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO SANITÁRIO E AMBIENTAL DA VILA VERDE LAR EM TERESINA - PI

SANTOS, MATHEUS DE SANTANA

Resumo

O objetivo deste artigo de intervenção pedagógica consiste em proporcionar aos alunos de uma turma do Curso Técnico em Saneamento Ambiental a possibilidade de desenvolver atividade de extensão, sob a orientação dos professores envolvidos no projeto, junto a uma comunidade carente de intervenção pública em Teresina-PI, por meio da elaboração de estudos para diagnóstico, levantamento de demandas e propostas de melhorias de suas condições sanitário-ambiental, com base na participação de seus moradores. Entende-se que essa proposta resulta em uma oportunidade de contextualizar a atuação profissional ao exercitar a experiência de diagnóstico sanitário e ambiental, conforme apresenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/96. O pressuposto principal é a participação popular como indutora das demandas dos serviços de saneamento, cujo acesso universalizado é garantido pela Lei nº 11.445/07, podendo se correlacionar com as condições de habitação e o meio ambiente que estão inseridos como elementos estimuladores da construção de uma participação social ativa. A metodologia adotada consiste em um projeto de extensão desenvolvido através de visitas à comunidade, aplicação de questionários, realização de palestras e atividades práticas de educação ambiental, além da elaboração de relatórios e artigos científicos. Desse modo, a extensão passa a ser parte integrante da dinâmica pedagógica do processo de formação acadêmica, ampliando a produção de conhecimento através do diálogo com a comunidade externa e permitindo que os alunos recebam uma formação mais crítica e contextualizada.

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