PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA ESTUDO DE MISTURAS ASFÁLTICAS RECICLADAS NO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS

MELO NETO, OSIRES DE MEDEIROS

Resumo

A utilização do Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) na produção de misturas asfálticas tem sido incentivada devido à escassez de materiais virgens. Entretanto, o emprego de percentuais elevados de RAP (>30%) é condicionado à sua suscetibilidade a falhas sob baixas temperaturas e carga de fadiga. Neste sentido, a adição de agentes rejuvenescedores pode restaurar, parcial ou integralmente, as propriedades envelhecidas do ligante asfáltico recuperado. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica com misturas asfálticas recicladas modificadas com aditivo residual de óleos vegetais para alunos do curso Técnico em Estradas. O agente rejuvenescedor proposto foi a borra do óleo vegetal, oriunda do processo de refinamento de óleos vegetais. O ligante asfáltico modificado por esse material deverá ser submetido a ensaios físicos e reológicos e, a partir dessa caracterização, compor as misturas asfálticas recicladas. Ensaios mecânicos de resistência à tração, à deformação permanente, à suscetibilidade à umidade, e à rigidez serão realizados como parâmetros de viabilidade técnica para as misturas. A realização desse estudo em cursos Técnicos em Estradas abrirá portas para a vivência científica e para análises de materiais empregados na pavimentação, possibilitando um leque de oportunidades na atuação do futuro Técnico em Estradas, empregando materiais alternativos sustentáveis.

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