O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO
GUEDES, MARTA MARTE
Resumo
Com o avanço das tecnologias digitais na vida cotidiana, é primordial que estas sejam utilizadas como objetos pedagógicos nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Considerando tal questão, neste artigo, objetiva-se apresentar aos professores de LP a possibilidade de desenvolver nos alunos a capacidade de expressarem-se oralmente de forma organizada, através do uso das ferramentas digitais no processo educacional. Como aporte teórico, a investigação conta, essencialmente, com Almeida (2019), Araújo e Biasi-Rodrigues (2009) e Oliveira (2010). Em relação à metodologia, esta é uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza básica, de abordagem qualitativa e de caráter sócio-histórico e dialético da realidade social. No decorrer das discussões, proporciona-se uma reflexão crítica sobre as tecnologias digitais, além de buscar-se apresentar a importância do gênero textual na vida do discente e, a partir de um estudo sistematizado, prepará-lo para uma comunicação mais eficiente nas diversas práticas sociais. Demonstra-se, ainda, como os gêneros presentes no ambiente digital podem contribuir no desenvolvimento dos alunos, mediante uma proposta de intervenção pedagógica que se utiliza desses gêneros e das tecnologias digitais. Diante disso, constata-se a importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, de maneira a desenvolver as habilidades comunicativas dos discentes, tornando-os protagonistas do seu próprio aprendizado, preparando-os adequadamente para a dominação oral da língua com a qual interagem em sociedade.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.