Orçamento Participativo: objeto formador e transformador do cidadão através de ações direcionadas para o Técnico em Administração

CARDOSO, SEVERINO PONTES

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção sobre Orçamento Participativo e Controle Social, direcionada para alunos do Curso Técnico em Administração. O objetivo da proposta é desenvolver a consciência coletiva, contribuir com a formação de multiplicadores para conduzir a comunidade na decisão e elaboração de políticas públicas dentro do orçamento participativo. Foram realizados estudos em bases teóricas que fundamentam o Orçamento Participativo, Leis Orçamentarias, fazendo um encaminhamento com a formação e atuação dos técnicos administrativos e as Políticas Públicas, objetivando relacionar a importância da educação no processo de participação popular, na busca de um caminho para exercer a cidadania enquanto sujeito formador e fiscalizador da gestão pública e atuante no Orçamento Participativo. A metodologia foi desenvolvida com foco na educação como objeto formador e transformar do cidadão para atuar junto com a gestão nas escolhas de políticas públicas, através de um ciclo de 5 (cinco) palestras. Dentre os resultados esperados, é possível que os alunos desenvolvam as ações de socializar; qualificar; aprofundar; ampliar; difundir; estimular; e potencializar os conhecimentos sobre o orçamento participativo. São apresentadas considerações com ênfase na importância da participação da população nas relações sociais e possibilita o diálogo para a construção de uma sociedade mais igualitária.

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