INCENTIVAÇÃO JOVEM NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS) E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA-PB
LOPES, RENATO VIRGOLINO
Resumo
Este trabalho debate um projeto de intervenção. Ele tem como objetivo contribuir para a qualificação dos jovens entre 16 e 22 anos, matriculados na rede pública de ensino fundamental e médio (curso Técnico em Administração do Programa Nacional de Ensino Técnico - PRONATEC/MEDIOTEC) do município de Itaporanga, estado da Paraíba. Através de cursos de capacitação profissional, esta ação busca criar oportunidades concretas de trabalho e de geração de renda. Deste modo, são apresentadas definições de comunicação eficaz, qualidade em serviços e marketing pessoal, que forjam conceitos e debates entendidos como basilares na atividade que dá propósito a este texto. Assim, fez-se uso de pesquisa exploratória e descritiva, com auxílio de pesquisa bibliográfica e de campo. Por sua vez, o instrumento fático utilizado para coleta de dados foi o desenvolvimento de minicursos, os quais, em número de três, propiciaram uma qualitativa interação entre alunos participantes, docente e monitores (alunos do curso técnico em administração selecionada), com vistas a introduzirem, em alguns dos principais debates concernentes ao mundo do trabalho, os jovens de situação socioeconômica vulnerável. Os resultados demonstram que os principais pontos de satisfação foram, por um lado, a inserção dos jovens na educação profissional, mercado de trabalho, bem como o seu despertar para o trabalho, sensibilizando-os para a necessidade da capacitação, em face das dificuldades do mercado atual. Porém, foram também verificados pontos a serem melhorados, como, por exemplo, a timidez dos participantes e o aprimoramento dos conhecimentos destes, por intermédio da leitura de textos. A relevância da pesquisa para a educação profissional aponta que esta é uma modalidade que necessita ser acompanhada de maneira sistemática e contínua, de modo a reinventar formas mais acessíveis, objetivas e influentes de ação. Por fim, os dados elucidaram que o projeto apresentou bons índices, uma vez que, diante dos resultados dos discentes, este provou ser importante no contexto da formação profissional para as regiões interioranas do Estado paraibano.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.