FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGLÊS
VENÂNCIO, ROMÁRIO TAVARES
Resumo
Este trabalho tem como pressuposto apresentar não só algumas ferramentas tecnológicas como recursos didáticos, mas também como elas podem ser utilizadas por professores e alunos, contribuindo no contexto educacional para o processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. Sobretudo, na utilização eficiente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC, em consonância com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A proposta surgiu a partir do projeto de intervenção pedagógica do curso de pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba – IFPB. Para tanto, selecionamos as ferramentas: Canva, Padlet, Kahoot e Wordall. A escolha justifica-se pela popularidade delas no ambiente escolar. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, para a realização da análise, recorremos a abordagem qualitativa, dividida em dois momentos. O primeiro momento foi dedicado a apresentação e descrição das ferramentas. O segundo momento, a identificação da habilidade escolhida para a realização análise, com destaque para os pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. A inclusão de recursos tecnológicos aplicadas ao ensino de línguas estrangeiras pode representar um avanço enorme frente às novas metodologias de ensino, que devem acompanhar o mundo da cybercultura que se expande, velozmente, cada vez mais no mundo de informações.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.