MÉTODO DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA E VISITA TÉCNICA COMO FERRAMENTAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ERGONOMIA NOS CURSOS DE TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

TAVARES, DANIELA PASSOS SIMÕES DE ALMEIDA

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que consiste na utilização de um método de avaliação ergonômica como uma ferramenta simples e prática no processo de ensino e aprendizagem em disciplinas de Ergonomia para cursos de Técnicos em Segurança do Trabalho. O método de avaliação ergonômica definido como Método Ovako Working Posture Analysing System (OWAS) pode ajudar os estudantes a desenvolverem um senso crítico e habilidades de investigação de posturas inadequadas e movimentos repetitivos em ambientes de trabalho com intuito de servir de embasamento para solucionar problemas ergonômicos nestes ambientes. A proposta de intervenção é indicada para desenvolver a atividade de ensino em etapas: visita técnica, escolha da função e descrição da tarefa desenvolvida, levantamento e análise dos dados, e desenvolvimento de relatório final da prática. Os alunos devem observar uma atividade ocupacional durante uma visita técnica e, utilizando o Método OWAS, deverão avaliar as posturas e movimentos de um trabalhador para realizar uma avaliação conclusiva e propor soluções ergonômicas para aquela tarefa. Os resultados esperados sugerem que os alunos encarem a atividade como uma demanda ou situação problemática que ele poderá resolver, ou seja, em uma perspectiva profissional, estes alunos terão desenvolvido competências próprias da atividade do Técnico em Segurança do Trabalho.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.