PROJETO DE INTERVENÇÃO NO CURSO TÉCNICO DE PAISAGISMO: CRIAÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL

CUNHA, JOSEILSON GONÇALVES DA

Resumo

As técnicas tradicionais que utilizam apenas as aulas expositivas vêm sendo colocadas de lado, entende-se que nesse método os alunos não têm uma participação ativa. Hoje existem novas metodologias de ensino que buscam colocar o aluno como ator social e responsável pelo seu processo de aprendizagem além de torná-lo mais lúdico e prazeroso. É importante inserir os alunos com necessidades especiais em metodologias ativas de ensino, sendo urgente e necessário observar os modos de desenvolvimento dessas pessoas a fim de promover suas capacidades com influência positiva nos processos de autonomia. Este trabalho discute a importância das metodologias ativas para a melhor aprendizagem dos estudantes e também um projeto chamado como jardim sensorial que objetiva promover um espaço de inclusão, integração e acessibilidade de pessoas com e sem deficiência, no âmbito de um Jardim Sensorial. O tato através das texturas das plantas, a audição com os repuxos de água, e finalmente o olfato com os aromas das plantas. É necessário sempre pensar nas potencialidades para o ensino buscando diversas estratégias que coloquem o estudante como ator social do seu processo de aprendizagem.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.