LAPROB Laboratório de projetos e obra: uma proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em edificações
SILVA, BRUNIELLY DE ALMEIDA
Resumo
O presente estudo consiste em uma proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico subsequente em edificações do Instituto Federal da Paraíba. Dada à lacuna curricular na grade do curso – ausência do estudo de compatibilização de projetos e estudo de objetos isolados – a proposta de intervenção é a criação (e desenvolvimento) de uma atividade de extensão denominada “Laprob - Laboratório de projetos e obra”, com o objetivo de proporcionar aos alunos um exercício prático de interdisciplinaridade e comunhão de conhecimentos curriculares (estudo arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural) em uma mesma edificação. A proposta consiste em um ateliê de estudos e atividades técnicas de engenharia e arquitetura, no qual os alunos poderão desenvolver levantamentos, diagnósticos, diretrizes, projetos e avaliações pós-ocupacionais de edificações, ou seja, atuar em um objeto único de estudo, com vistas no todo, no processo completo. A proposta do Laprob contribui com o viés interdisciplinar e para a expansão do conhecimento produzido nas instituições de ensino para a comunidade local e, ainda, reforça/amplia o espectro de competências profissionais do curso, em destaque a supervisão de obras e o controle de processos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.