JOGO DE TABULEIRO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FISIOLOGIA ANIMAL
CORDÃO, MAIZA ARAÚJO
Resumo
O estudo de Fisiologia Animal é bem complexo, uma vez que estuda a funcionalidade dos sistemas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o rendimento da aprendizagem dos alunos com o uso do jogo de tabuleiro, como metodologia ativa no ensino de Fisiologia Animal, na aplicabilidade do aparelho digestivo de animais poligástricos. Para a construção da intervenção pedagógica recorreu-se às contribuições teóricas de livros de Fisiologia Veterinária e de metodologias ativas, que abordaram a temática em estudo. O público-alvo foram 24 alunos do Curso Técnico em Medicina Veterinária, da Escola Técnica Parthenoon, localizada no município de João Pessoa/PB. A experiência vivenciada aconteceu entre os meses de fevereiro a março de 2022, com a carga horária de 12 horas, distribuídas em seis aulas. Os resultados obtidos revelaram que a experiência vivenciada da metodologia ativa, por meio da utilização do jogo de tabuleiro, foi essencial para a aprendizagem dos alunos, pois permitiu um aprendizado dinâmico e significativo. Os alunos tiveram a oportunidade de revisar os conteúdos ministrados na disciplina e, de forma lúdica, consolidaram os conhecimentos construídos.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.