Idioma Utilizado na Produção dos Grupos de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Valmira Perucchi, Joana Coeli Ribeiro Garcia

Resumo

Este artigo apresenta indicadores de idioma da produção científica e tecnológica dos recursos humanos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) que estão organizados em grupos, para desenvolver atividades de pesquisa e potencializar conhecimento. Indicadores são importantes tanto para a Ciência da Informação como área que estuda as relações que existem entre informação e conhecimento sobre a produção científica e tecnológica como para as áreas que necessitam dessas informações para o planejamento e a gestão de novas atividades. Os dados foram coletados dos currículos disponíveis na Plataforma Lattes no período de 1994 a 2008 e apresentados por grupos classificados de 1 a 23, sequenciados pelo ano de formação. Resultam em significativas 2.226 publicações da produção científica em português, 552 em inglês e 10 em espanhol. No que respeita à produção tecnológica, 500 trabalhos foram publicados em português e 12 em inglês. Os indicadores são resultado do desenvolvimento de pesquisas com a consequente publicação em mais de um idioma, e justificam as atividades dos grupos para o IFPB formular, acompanhar e avaliar as políticas bem assim para que estratégias sejam implementadas visando à renovação das pesquisas, à expansão da quantidade dos grupos de pesquisa, inclusive, proporcionando a participação de estudantes e técnicos.

Citação

VALMIRA PERUCCHI, JOANA COELI RIBEIRO GARCIA. Idioma Utilizado na Produção dos Grupos de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. IFPB, v. 13, n. 18, p. 61–72, jun. 2011.

Artigo Completo

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.