VISUAL 3D: Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer a Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido
SILVA, Alysson Messias da
Resumo
A região semiárida do Brasil há décadas tem sido tratada como uma região sinônimo de pobreza, miséria, baixos índices de desenvolvimento econômico, social e educacional, sem falar das questões da seca, que normalmente é apontada como a grande vilã dos demais problemas. Um dos caminhos possíveis para identificar ações emancipadoras destinadas às regiões semiáridas e aos seus sujeitos seria construir uma nova concepção educativa, pautada na emancipação e na autonomia, como o uso de Tecnologias Sociais. O presente trabalho tem como objetivo utilizar tecnologias digitais para melhorar o acesso aos conteúdos acadêmicos e fomentar a interatividade e o alcance de Tecnologias Sociais para o Semiárido. A tecnologia digital proposta utiliza Realidade Aumentada por meio de um aplicativo mobile para proporcionar a disseminação e aplicação dessas tecnologias sociais explorando os conteúdos acadêmicos, a construção das tecnologias e seu uso. O percurso metodológico foi ancorado na Pesquisa Etnográfica Rápida para a coleta de dados, codificação, modelagem e desenvolvimento da tecnologia proposta. Por meio de uma oficina ofertada para estudantes do ensino médio do Cariri paraibano, avaliou-se a tecnologia desenvolvida por meio do modelo Technology Acceptance Model (TAM) considerando os critérios utilidade, facilidade de uso percebida e intenção de uso futuro. A avaliação realizada através do TAM foi positiva, alcançado um índice de 98% de satisfação na utilidade da ferramenta e de intenções de uso futuro apresentadas pelos estudantes. Também demonstrou que o uso de Realidade Aumentada se mostrou uma tecnologia com grande potencial de atrair a atenção de jovens, complementando o ensino, apoiando matérias e consequentemente melhorando a educação.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.