ATIVIDADES E EXPERIÊNCIAS COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O CURSO TÉCNICO EM DESIGN DE INTERIORES

BESERRA, ALICE VITÓRIA SERAFIM

Resumo

A educação profissional evolui ao longo da história e hoje pede muito mais do que o método passivo de ensino utilizado por tanto tempo. Por mais que o modelo tradicional ainda seja predominante em muitos níveis de ensino, as metodologias ativas vêm sendo inseridas nos cursos técnicos e profissionalizantes, através de práticas pedagógicas diversificadas, de forma a manter estreita a relação ensino docente, aprendizado do aluno e mercado de trabalho. O número de cursos de design de interiores vem crescendo no país, cursos como esses que trabalham a criatividade da pessoa e possuem contato profissional-cliente durante todas as etapas do projeto, precisam ir ao encontro do protagonismo do aluno. Diante disso esse estudo propõe a implementação de atividades e experiências com uso e manuseio de materiais concretos, metodologias ativas no curso técnico de Design de Interiores, de forma a preparar os alunos para a vida profissional, proporcionando esse contato direto ainda durante a sua trajetória acadêmica, com exemplos de equipamentos e situações que profissionais já habilitados da área usam e passam. Esperando-se com isso permitir um maior aprendizado e conhecimento para o aluno sobre a profissão que irá seguir, apresentando maior segurança e experiência para o ingresso no seu campo de trabalho.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.