Metodologias ativas no ensino híbrido: relato de experiência em estágio supervisionado do curso de licenciatura em computação e informática do IFPB - EaD
Silva, Gerana Celle Gomes da
Resumo
No contexto atual, a tecnologia se tornou parte essencial para o funcionamento da sociedade, e na educação não poderia ser diferente em se tratando das metodologias ativas da aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo relatar as experiências formativas docentes durante estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Computação e Informática, em uma escola pública da rede estadual de ensino situada na cidade de Monte das Gameleiras, interior do estado do Rio Grande do Norte, desencadeadas a partir da utilização das metodologias ativas para dar apoio ao ensino da informática. Em razão da pandemia causada pela Covid-19 as atividades, antes presenciais, foram adaptadas para o modo híbrido (presenciais e remotas) com uma turma da 3ª série do ensino médio. Para a prática pedagógica, foram planejados materiais didáticos para unir o ensino híbrido às metodologias ativas, em especial ao modelo de Sala de Aula Invertida, por meio de uma abordagem metodológica baseada em dinâmicas e jogos educativos. Os resultados mostraram que a união da utilização das metodologias ativas com o ensino híbrido favorece a aprendizagem e dinamiza o ensino proporcionando aulas mais atrativas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.