Análise da influência da gestão do conhecimento e da comunicação organizacional no processo de aprendizagem profissional de estagiários em uma organização de fomento ao empreendedorismo na Paraíba

Gomes, Tainá Lira

Resumo

Em um ambiente organizacional onde o recurso humano é um dos principais responsáveis em obter, armazenar, compartilhar o conhecimento e agregá-lo ao processo gerencial como vantagem competitiva e possibilidade de desenvolver melhorias contínuas, a informação se torna a força motriz da organização. Com base em tal afirmação, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar práticas de gestão do conhecimento e comunicação organizacional voltadas para o processo de aprendizagem profissional de estagiários em uma secretaria de governo voltada para o incentivo ao empreendedorismo. Os principais temas que fundamentaram a pesquisa foram à gestão do conhecimento e a comunicação organizacional. Metodologicamente, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso de natureza aplicada, com método dedutivo, exploratório-descritiva e fez uso de abordagem quanti- qualitativa para analisar os dados que foram alcançados a partir do uso de instrumentos de pesquisa como observação, entrevista estruturada e questionário semi-estruturado. Os principais resultados da pesquisa indicaram que a organização possui clareza sobre a importância de práticas de gestão do conhecimento e comunicação organizacional, mas que sua adoção estruturada no âmbito gerencial está em processo de desenvolvimento. Ainda, foi possível identificar o reconhecimento da importância de tais abordagens gerenciais para o processo de aprendizagem profissional dos estagiários, no entanto, ainda se faz necessária à melhoria destas práticas que poderá se dar através implementação dos estágios da Gestão do Conhecimento elaborados por Escrivão e Silva (2020), para que se possa oficializar a valorização da informação como recurso importante na organização. Quanto à comunicação organizacional, a descentralização do fluxo de informações na hierarquia da organização, por meio da mudança de estilo de gestão, possibilitaria a comunicação menos rígida, com a troca de foco do topo, para os níveis intermediários na organização, fazendo com que a comunicação possa sim ser possibilitadora das práticas de Gestão do Conhecimento, pois é nestes níveis que a informação está cada vez mais dispersa.

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