A interdisciplinaridade entre matemática e artes: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino fundamental
Gomes, Felipe Belchior Calheiro
Resumo
Esta pesquisa objetivou avaliar como a Matemática e a Arte, através de uma abordagem interdisciplinar, podem favorecer o ensino e a aprendizagem da Matemática em uma turma do Protar do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública. Em seu aporte teórico tem-se as ideias de, Lorenzato (1995), Tomaz e David (2008) e Carvalho (2017). Foi adotado uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada em compreender o que é a interdisciplinaridade e a sua relação entre Matemática e Artes. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado juntamente com a aplicação de atividades que relacionem a Matemática, mais precisamente a Geometria e a Arte por meio da interdisciplinaridade. Ao longo dos encontros, foram desenvolvidas, atividades que tinham como proposito aprofundar conteúdos já apresentados, mas relacionando-os com reproduções de pinturas de artísticas famosos. Apesar das limitações identificadas, os resultados apontam a viabilidade do uso da interdisciplinaridade da Matemática com diversas áreas de conhecimento, em especial com a Arte. Uma vez que a utilização de pinturas despertou um maior envolvimento de alguns alunos no processo de realização das atividades matemáticas.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.